90 anos Graficos

Imprimir

 

 

O que representa o dia 7 de fevereiro para o povo brasileiro? 

Talvez poucos conheçam a data e sua importância para a valorização dos trabalhadores no Brasil. Porém, uma categoria em especial, os gráficos, sabem bem de sua relevância para a conquista das leis trabalhistas. 

Sete de fevereiro é o Dia Nacional do Gráfico. Entretanto, ele é assim considerado não por simples convenção, mas por exaltar o legado de luta por dignidade e valorização de direitos trabalhistas numa época em que estes não existiam, ou qualquer outro respeito aos profissionais. 

Em 7 de fevereiro de 1923, iniciou-se um dos grandes conflitos entre o capital e o trabalho. Depois de 42 dias de greve realizadas por gráficos paulistas, o movimento não recuou até que todos os trabalhadores em todas as gráficas fossem beneficiados com a maioria dos direitos antes negados. Nascia a primeira convenção coletiva de trabalho dos gráficos. 

Em 7 de fevereiro de 2013, este legado combativo completará 90 anos. A história testemunhará nove décadas de resistência pela valorização profissional da categoria gráfica. O passado mostra que as conquistas resultam da luta, assim como a manutenção delas. A convenção coletiva de trabalho nasceu da consciência de classe e só pela luta permanecerá presente. Sem luta, não há conquista, nem a manutenção da mesma. 

Em 7 de fevereiro de 2013, a tecnologia avançou bastante em relação a 1923. No entanto, a riqueza não aumentou para os trabalhadores, pelo contrário, aumentou somente a opressão por mais trabalho, enquanto diminuiu a renumeração e a valorização profissional. Na verdade, o que evoluiu foi apenas a ganância dos patrões diante da menor resistência da classe trabalhadora contra a intransigência do capitalismo neoliberal. O individualismo virou marca: ter passou a valer mais que ser.   

Entretanto, em contraposição a este modelo que valoriza as coisas ao invés das pessoas, ao individualismo ao invés do coletivismo, à omissão ao invés da participação, o próprio Jesus Cristo, maior revolucionário da história humana, mostrou que a vida só tem sentido compartilhada. O amor é o sentido maior, logo, a fraternidade e solidariedade entre as pessoas é a maior escola. A ganância e o individualismo não combinam. 

Em 7 de fevereiro de 1923, mesmo em um tempo que não existiam leis trabalhistas, gráficos lutaram para que elas fossem criadas. A luta era pela coletividade, pelos direitos de todos, pela classe trabalhadora. Os avanços desta conquista ainda perduram 90 anos depois. A resistência do passado, que já foi presente, deixou importantes resultado para o futuro, que hoje é presente. 

Em 7 de fevereiro de 2013, mesmo em um tempo que leis trabalhistas já defendem o profissional, é preciso fazer valer o direito já conquistado para não retroceder as conquistas. O individualismo e a ganância, princípios liberais, apenas favorecerão as minorias endinheiradas, portanto, não caiu nesta armadilha classe trabalhadora. Apenas a unidade e a mobilização dos trabalhadores garantirão mais avanços. 

Dessa forma, em 2013, continuaremos firme na luta cada vez mais. Não por qualquer motivo individual, mas pela dignidade dos gráficos que sempre lutaram por dias melhores para a classe trabalhadora. Este é o nosso passado, este é o nosso presente, este será o nosso futuro, este é o nosso legado. 

Viva os 90 anos do 7 de fevereiro!!! Viva os Gráficos!!! 

 

Convenios

Imprimir

Tornar o ensino superior no Brasil acessível a toda a população é um grande desafio, principalmente em razão da grande desigualdade social em que vivemos. Não podemos, porém, cruzar os braços e esperar que soluções caiam do céu. Temos de fazer a nossa parte, criando condições objetivas para garantir que mais e mais pessoas consigam freqüentar nossas faculdades, colaborando, assim, com a inclusão social, com o desenvolvimento individual e com a elevação do nível nacional de Educação.

E, visando o equilíbrio social na área de Educação, firmamos convênios com as principais Faculdades de Guarulhos para facilitar o acesso e permanência de nossos associados e seus dependentes ao ensino superior.

 CLIQUE NOS LOGOTIPOS ABAIXO PARA MAIS INFORMAÇOES


                       

 

 

                                              

 

 

 

Cursos

Imprimir

Gráficos tem cursos gratuito de informática

A diretoria do STIGGUA entendendo a importância da capacitação e da requalificação de seus associados e dependentes, diante das constantes mudanças tecnológicas que vivenciamos, mantém gratuitamente na sua Sede Social o curso de Computação Básica que inclui o Windows, Word, Power Point, Excel, Internet, entre outros; como também o curso de Computação Gráfica que abrange o Adobe Photoshop, Coreal Draw e Page Maker. 

 

Além disso mantém convênios com escolas e faculdades, tais como: Colégio e Faculdade Eniac, UNIFIG, Universidade de Mogi das Cruzes e Escola Tec X.

Aproveite essa oportunidade, aprimore-se e cresça profissionalmente, porque o seu sindicato acredita e investe em você!

Inscrições abertas para os cursos de:

• Montagem e manutenção de micro computadores

• Web designers

• Flash

Vagas Limitadas  |  Informações: 2443-1294 2463-2076

Aulas ministradas pelo prof.

Diretoria

Imprimir

chiquinhoCom o objetivo de manter e ampliar as con­quistas da categoria, Francisco Wirton assumiu oficialmente a presidên­cia do Sindicato dos Tra­balhadores nas Indústrias Gráficas de Guarulhos e Região (Stiggua). Aproximadamente 2000 pessoas acompanharam a cerimônia realizada na cidade de Mogi das Cruzes, em 04 de fe­vereiro. Eleito com 98% de aprovação, Chiquinho, como é conhecido no meio sindical, disse que sua gestão vai dar con­tinuidade e ampliar os projetos lançados por Nicola Iazzetto, seu ante­cessor. Além disso, conta, “pretendemos aproximar o trabalhador e o Sindica­to. O canal com a direção do Sindicato está aberto. Sempre que tiverem, tra­gam suas demandas e rei­vindicações”.

UMA DIRETORIA ATUANTE E PRESENTE - Assim são os representantes dos trabalhadores nas Industrias Graficas de Guarulhos e Região. O STIGGUA sempre perto de sua base...

Juridico

Imprimir

O STIGGUA oferece assessoria jurídica para seus sócios


O STIGGUA tem a assessoria jurídica do escritório Batista, Santos Advogados Associados, e conta com a experiência dos veteranos advogados Dr. Sergio Batista e com a disposição do jovem advogado. Com estes três profissionais, os trabalhadores gráficos de Guarulhos devem ficar despreocupados porque estão bem assessorados juridicamente.

 

Dr. José Maria dos Santos 
 
Dr. Fabrício Segala

  • INSS

  • Aposentadorias
  • Auxilio Maternidade
  • Auxilio Doença
  • Segundas às sextas-feiras
    das 8h30hs às 16hs

  • HOMOLOGAÇÕES

  • Necessário marcar as
    recisões com dois dias
    de antecedencia

  • Segundas às sextas-feiras
    das 9hs às 11:30hs

  • ADVOGADOS

  • Dr. José Maria dos Santos
  • Dr. Sergio Batista de Jesus
  • Dr. Fabrício Segala
  • Todas as sextas-feiras
    das 10hs às 12hs

Mais artigos...

  1. Nossa história

Sub-categorias

  • JURIDICO PREVIDENCIARIO
  • Jurídico Trabalhista

    Departamento Jurídico Trabalhista

    O Departamento Jurídico Trabalhista do Sindicato cumpre uma função primordial na defesa dos trabalhadores, atendendo-os nas questões trabalhistas, acidentes de trabalho, doenças profissionais, greves, negociações coletivas e homologações, entre outros serviços. O atendimento é o carro-chefe deste setor. Nossa equipe atende desde uma simples consulta verbal do trabalhador até casos que exijam cálculos complexos para processos trabalhistas. O próprio Sindicato também é atendido nas áreas cível e penal e nas questões coletivas que garantem as conquistas da categoria Gráfica.

     

     

    Atendimento
    Rua Caraguatatuba,104 – Centro/ Guarulhos - (11) 2443-1294 todas 6°feiras das 09:00  às 11:00 hrs.

  • Reajuste salarial
  • Homologaçoes
 

 

ftigespconatig