História STIGGUA

stiggua-historia1

Em 1990, devido a uma defasagem salarial na Editora do Brasil em relação às outras gráficas de Guarulhos, houve uma greve. Na época, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo designou um representante sindical para orientar os Trabalhadores nessa negociação, o seu diretor Nicola lazzetto Neto. Depois de vários dias de negociações com a empresa, os Trabalhadores lograram êxito e conseguiram o que almejavam.

No entanto, Nicola constatou que várias outras empresas gráficas na região sequer pagavam o piso salarial da categoria e não cumpriam a Convenção Coletiva de Trabalho. Foi feito uma assembleia por empresa, associando Trabalhadores para que pudêssemos criar o nosso Sindicato.

Após vários meses de trabalho intenso e com o apoio da Federação, foi formada a primeira diretoria, com os Trabalhadores da Inapel Embalagens Ltda, Editora do Brasil S/A e Editora Parma Ltda. E foi assim que nasceu o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas de Guarulhos – STIGGUA.

Foi cedido uma sala no Sindicato do Petróleo na rua Caraguatatuba, no Centro de Guarulhos, e no dia 5 de maio de 1990 foi feita a inauguração da sede. Para dar sequência na criação do Sindicato, a Federação transferiu para o STIGGUA a base de sete cidades, que além de Guarulhos são Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema e Arujá.

Em 1993 a primeira grande conquista, o Sindicato dos Gráficos de Guarulhos adquiri a sua sede própria na mesma rua. A compra da sede foi só o início de um sonho! Depois de muita luta, o imóvel foi pago e foi ampliado para melhor atender os trabalhadores.

 “Começamos a oferecer cursos de qualificação e recapacitação aos nossos associados e extensivo aos seus familiares. Hoje graças a Deus e aos esforços da diretoria, temos uma sede digna para os gráficos de Guarulhos e Região, que colaboraram para que possamos melhorar cada vez mais”, relembra emocionado o presidente Nicola Lazzetto Neto.

stiggua-sedexsede

Em 2003 a diretoria do STIGGUA filia-se ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e também coordena o Comitê Intersindical com o objetivo de abrir mais um posto da Providência Social em Guarulhos.

E foi com o apoio do então deputado federal Jamil Murad e do ministro da Previdência Social da época – Ricardo Berzoini, que em 2005 foi inaugurado no Pimentas um novo posto da Previdência, e em parceria com a Prefeitura foram abertos outros postos do INSS no Fácil de Guarulhos.

Com a filosofia de que sozinhos não chegamos a lugar nenhum, em 2005 o STIGGUA filia-se à Força Sindical, por entender que é a melhor proposta para defender os interesses dos Trabalhadores.
Com o objetivo de oferecer qualidade de vida e lazer aos seus associados, em 2006, o STIGGUA tem mais uma grande conquista: a compra da colônia de férias em Caraguatatuba. Na busca de oferecer sempre o melhor ao trabalhador gráfico, em 2008 adquirimos um terreno para ampliar a área de lazer da Colônia, onde foram construídas as piscinas, quadra poliesportiva, churrasqueiras e muito mais.

Em janeiro de 2012 Francisco Wirton (Chiquinho) assume a presidência do Sindicato para dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante a gestão de Nicola, e conquistar novos avanços. Um dos principais objetivos dessa nova gestão é aproximar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Com base nisso, no mesmo ano, o Sindicato inaugura uma subsede na cidade de Itaquaquecetuba, onde presta atendimento à categoria.

exclama-historiaA inauguração do primeiro consultório odontológico à disposição dos Trabalhadores gráficos marca o ano de 2014. O atendimento com dentista é oferecido inicialmente na sede do Sindicato. Em 2015 é inaugurado o segundo consultório que funciona na subsede e atende os Trabalhadores e seus familiares dependentes. Ambos consultórios possuem modernos equipamentos e atendimento diário com dentistas.

Em 2015 o Sindicato completa 25 anos de fundação e uma sessão solene na Câmara Municipal de Guarulhos marca a data. Além de toda a diretoria e Trabalhadores Gráficos, o evento reunião presidentes e diretores dos Sindicatos dos Têxteis, Vigilantes, Metalúrgicos, Frentistas, Servidores Públicos e dirigentes gráficos de outras cidades e estados e também representantes da Força Sindical. Autoridades políticas também prestigiaram o evento, entre elas o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá.

Juntamente com as batalhas por melhorias nos salários e condições, a história do Sindicato é conhecida pelas lutas em favor dos demais ganhos que complementam os direitos dos Gráficos. Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo a valorização profissional e a melhoria nas condições de trabalho.

Na parte social os Gráficos possuem à sua disposição uma série de benefícios, todos eles frutos das lutas que travamos. Temos uma excelente Colônia de Férias completamente equipada e próxima as mais belas praias do Estado de São Paulo.

Oferecemos convênio com Dentista para os Trabalhadores e seus familiares dependentes. Dois modernos consultórios atendem na sede e subsede do Sindicato.

O Sindicato disponibiliza Assessoria Jurídica com o objetivo de impedir que os Trabalhadores sofram prejuízo de direitos, quando encontram pela frente algum patrão inescrupuloso. Temos um amplo Salão de Festas que serve aos Trabalhadores e também no qual é realizada anualmente uma grande celebração em homenagem ao Dia das Crianças, proporcionando lazer e diversão a família dos Gráficos.

Nos preocupamos com a capacitação dos Gráficos, por isso oferecemos uma série de cursos, além de descontos nas principais instituições de ensino superior de Guarulhos e Região.

Nós que estamos hoje a frente do Sindicato enaltecemos e agradecemos os companheiros que inauguraram as atividades há 25 anos atrás. Trazemos conosco o compromisso de sempre nos manter alerta e seguir lutando em defesa dos Gráficos.

Esse é um breve relato da história de vinte anos de trajetória e da luta incansável do STIGGUA em defesa dos direitos dos trabalhadores gráficos de Guarulhos e Região.

diretoria-atual-graficos-stiDiretoria atual do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas de Guarulhos – STIGGUA