07 de Fevereiro – Dia Nacional dos Gráficos. Mensagem do Presidente em nome da Diretoria.

VAMOS EM FRENTE

Estamos iniciando mais um ano de trabalho e de esperanças por dias melhores, isso nos lembra uma música do saudoso Luiz Gonzaga (o rei do Baião) cujo um trecho diz que “a esperança do pobre é o ano que vem”. Conosco não poderia ser diferente.

Infelizmente tem horas que nossas esperanças caem e com ela cai toda nossa estrutura física e psíquica, mas isso também é passageiro e no dia seguinte já estamos de pé e na luta novamente, pois o Brasileiro não desiste nunca.

Estamos acompanhando o que está acontecendo em Brasília e algumas coisas tem nos preocupado, a famigerada PEC 300 que já recebeu parecer favorável da Câmara dos Deputados, por exemplo, nos tem tirado o sono. Ela retira aqueles três dias a mais por ano de trabalho que a gente tem no Aviso Prévio. Hoje o Trabalhador tem direito a 30, mais 3 dias por ano trabalhado até um limite de noventa dias. Em caso de aprovação a gente perde tudo conquistado e voltamos a ter somente os 30 dias independente de quanto tempo o Trabalhador tenha de casa.

Reduz o prazo para o Trabalhador entrar com uma ação trabalhista (por a firma no pau). Atualmente temos até 2 anos depois que saímos da empresa para entrar com uma ação, se aprovar a PEC esse tempo cai para 90 dias.

Aumenta a jornada de trabalho de 8 para 10 horas diárias, isso seria um retrocesso muito grande pois a pauta dos Trabalhadores desde 1999 é a redução de jornada para patamares similares aos da Alemanha, França, Portugal e vários outros países desenvolvidos.

Isso é parte da Reforma Trabalhista que ainda está ocorrendo e massacrando a classe trabalhadora Brasileira. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Reforma Trabalhista a indenização por danos morais ou materiais não pode ultrapassar cinquenta salários mínimos. Um exemplo bem claro disso são os Trabalhadores da Vale do Rio Doce que morreram enquanto trabalhavam lá em Brumadinho, nenhuma família receberá indenização superior a cinquenta mil reais – é o que vale a vida do Trabalhador no Brasil do nosso tempo.

A hora é de estarmos juntos e estudar até encontrar uma forma de resistir a tudo isso que vem se desenhando. Mas, vamos dar pelo menos uma noticia boa, estamos em fase de inscrições para nossa confraternização em Celebração ao Dia do Gráfico. Será no mesmo lugar do ano passado, faça sua inscrição e vamos passar um dia de lazer com muita descontração entre famílias.

Desejo a todos um bom 2019 e um feliz 7 de fevereiro, Dia Nacional do Trabalhador Gráfico.

51499553_1728268747273966_4536814576565485568_n

Leia também...