SETE DE FEVEREIRO DIA NACIONAL DO TRABALHADOR GRÁFICO

Das greves históricas nasce a vocação para a luta
Muitas foram às lutas locais e regionais da categoria pela conquista de direitos. Nacionalmente três importantes greves merecem destaque por representarem os momentos mais ricos da organização dos trabalhadores gráficos Brasileiros:
1917, 1923 e 1929.
A greve de 1917 foi influenciada pela I guerra mundial e pela revolução russa e marcou oos primeiros conflitos mais conscientes da classe trabalhadora organizada contra o estado.
Foi nessa greve que foi reivindicado entre outros direitos o descanso semanal remunerado e horas extras com 50% de acréscimo, ou seja, ate então não tínhamos nada disso.
A greve de 1923 foi realizada pelos gráficos de São Paulo, nessa greve as principais reinvindicações foram, a proteção ao trabalho da Mulher, férias anuais, salario mínimo profissional ou seja o piso da categoria, jornada de oito horas que já havíamos conquistado com a greve de 1917 só que efetivamente não se aplicava. O patronato não reconhecia a organização dos trabalhadores, ai a UTG (união dos trabalhadores gráficos) marcaram uma grande assembleia para o dia sete de fevereiro e nessa assembleia os trabalhadores aprovaram uma greve geral no setor, e foram 58 dias de greve.
As conquistas com essa greve foram imensas e podemos mensurar aqui algumas delas como o reconhecimento das organizações dos trabalhadores, o reconhecimento do dia sete de ferreiro como dia nacional dos trabalhadores gráficos, além de aumento salarial e as reinvidações citadas acima.
A greve de 1929 foi a mais longa da historia da categoria teve inicio em 23 de março e durou 72 dias, as principais reinvindicações eram: aumento salarial, piso da categoria e cumprimento da lei de férias promulgada por Arthur Bernardes e não acatada pelos patrões como de praxe. Para se livrarem da perseguição policial os dirigentes foram obrigados a deixarem de fazer assembleias na sede do sindicato e faze-los em locais secretos. A atitude dos patrões foram bem ofensivas, eles infiltraram fura-greves no movimento e incitaram a policia a destruir os armazéns que forneciam alimentos aos trabalhadores.
Essa greve teve grande repercussão nas eleições presidenciáveis de 1930, pois todos os candidatos levantaram alguma bandeira reivindicada nessa greve.

Nossa historia foi forjada na luta
Parabéns a todos os trabalhadores gráficos do Brasil em especial aos de Guarulhos e região.

manos-unidas

Leia também...