A foto de uma garotinha e seu pai mortos teve repercussão em todo o mundo essa semana

A foto de uma garotinha e seu pai mortos teve repercussão em todo o mundo essa semana. Compartilhamos, abaixo, reflexão do nosso jornalista Guto Tavares. Bom final de semana a Todos Nós.

UMA CRIANÇA É O MUNDO INTEIRO
Agora já sem vida, ao lado do pai, a garotinha de pés tortos, calçados em um tênis azul, sobre um galho, ainda tem aquele relevo no bumbum que só têm os anjos que usam fraldas, que são bebês.

Ela está envolvida sob a camiseta preta do pai, ambos dividem a mesma gola. Arrisco a interpretar que no desespero para salvar a filha, ele a tenha colocado nessa posição, para que não a perdesse. Difícil, especialmente para um pai, imaginar situação mais cruel na vida.

A imagem que ilustra essa postagem ganhou hoje repercussão em todo o mundo ‘civilizado’. Pai e filha, de um ano e 11 meses, morreram afogados ao tentar entrar nos Estados Unidos de maneira ‘ilegal’, na fronteira com o México.

O caso me faz refletir sobre o estágio civilizatório da humanidade. O que é legal e o que é ilegal? O ser humano é mesmo bom? Sejam os que comandam politicamente os principais centros do mundo, ou mesmo os pobres mortais que apoiam as políticas que esses colocam em prática…

Entendo a necessidade de os Países terem um controle sobre a entrada e saída de estrangeiros. Mas a mim é inconcebível que em nome de tal controle, seres humanos, pior, crianças, percam suas vidas de uma maneira tão lastimável.

Se o dinheiro circula livremente pelo mundo e é bem vindo a todos os Países, por que os seres humanos não? Quem vale mais?

Sei que este pequeno texto é algo insignificante ao mundo, à família, ao Óscar e sua pequena Valeria Martínez, mas é a manifestação de uma pessoa que não quer deixar morrer em si a capacidade de se indignar diante de uma cena reveladora sobre o que de pior o ser humano pode ser.

Que não percamos jamais a qualidade de sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Se alguém quiser mais detalhes sobre o caso: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/25/internacional/1561496912_818134.html?fbclid=IwAR1CPk13uS_jov2qTGtVJ6laWduc4ZsDEFrDW7FDXkLAC-PA1LprQzDG1Rs

Leia também...