Salve, galera!

Hoje é o Dia Nacional do Trabalhador Gráfico, e vamos relembrar como essa data surgiu lá em 1923. Naquela época, em São Paulo, a galera dos trabalhos gráficos estava na luta contra salários baixos e inflação nas alturas. A União dos Trabalhadores Gráficos (UTG) estava aí, mas não era reconhecida pelos chefões, deixando a rapaziada na mão na hora de negociar.

Aí, João da Costa Pimenta e sua turma mandaram ver numa assembleia em frente ao Theatro Colombo, marcando uma greve que começou em 7 de fevereiro daquele ano. O governo da época não curtiu nada e reprimiu pesado, chegando a queimar até os alimentos que os trabalhadores tinham guardado. Foi nessa hora que João soltou a clássica frase: “Se for preciso, comeremos terra”.

Depois de 42 dias de muita pancadaria, os trabalhadores saíram vitoriosos, conquistando suas reivindicações. Esse movimento foi tão pesado que, em 1972, o Congresso Nacional oficializou o 7 de fevereiro como o Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos.

Respeito a todos que botaram a cara a tapa naquela época, abrindo mão de liberdade e até da vida, para que a gente hoje continue na luta por dias melhores. Salve, salve João da Costa Pimenta! Salve todos os gráficos do Brasil!

Chiquinho
Presidente

Leia também...